SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Estética e dialogismo: o papel da literatura na formação da cidadaniaInfâncias e caixas: Pandora esperança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CINTRA, Simone Cristiane Silveira  y  DEBUS, Eliane Dias Santana. Formação estética de educadores: diálogos entre os fazeres da arte e da educação para a infância. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.290-298. ISSN 1984-7114.

Neste artigo apresentamos e trazemos à discussão aspectos de uma ação formativa desenvolvida com o Grupo de Estudos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFSC (GEPET). Esta ação integra uma pesquisa de pós-doutorado, por meio da qual temos investigado e refletido sobre a formação artístico-cultural do educador da infância. Nossa reflexão se dá a partir de atividades corporais; lúdicas; teatrais; de fruição e criação artística, vivenciadas pelas estudantes junto à narrativa Plic, Plic: um barulho da chuva, de Liliana Iacocca e está fundamentada por estudos sobre linguagem teatral; literatura para a infância e interfaces entre a arte e a formação de educadores. Como resultados desse processo investigativo, procuramos indicar e discutir as implicações que o brincar e o encenar - junto a narrativas literárias produzidas para a infância - podem trazer ao processo de formação de educadores da infância, em especial, às formas como esses podem vir a desenvolver sua dimensão estética em diálogo com seus modos de compreender, construir e vivenciar práticas educativas com as crianças.

Palabras clave : Formação Estética de Educadores; Literatura para a Infância; Teatro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )