SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Desconstruindo o Naif: a pintura de Alcides Pereira dos SantosDo contato direto com a arte, a cultura e a natureza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

OLIVEIRAI, Terezinha  y  NUNES, Meire Aparecida Lóde. Educação e iconografia medieval: Rosto de Cristo de Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.317-326. ISSN 1984-7114.

O objetivo deste texto é analisar as pinturas do rosto de Cristo dos artistas Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone. As reflexões são norteadas pelo pensamento de que a arte se constitui como uma forma de conhecimento que estabelece uma relação entre a realidade externa e a subjetividade do artista; assim, as mudanças sociais são registradas nas criações artísticas. Este texto será elaborado por meio da relação entre autores escolásticos e os artistas. A sensibilidade da obra de Coppo di Marcovaldo será relacionada a escritos de Anselmo de Bec. A concretude do homem na pintura de Giotto de Bondone estará associada a reflexões de Tomás de Aquino. Por meio da realização da análise iconográfica, percebemos que Marcovaldo apresenta um Cristo com fortes características de sofrimento, o que pode ser entendido como valorização do aspecto sensível da humanidade, aproximando-o do pensamento de Anselmo. Já Giotto cria um Cristo com características humanas, mas sem o apelo sensível, o que o aproxima de Tomas de Aquino. Desse modo, o Cristo de Marcovaldo e de Giotto expressa as mudanças que ocorreram na arte e o constante movimento na forma de pensar e compreender o mundo que forma a história. Para nós, é nessa imbricada relação entre as mudanças nas relações sociais, expressas em obras dos autores escolásticos e suas manifestações na iconografia, que verificamos o amálgama existente entre a subjetividade artística e a formação/educação dos homens.

Palabras clave : História da Educação; Iconografi a Medieval; Escolástica; Rosto de Cristo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )