SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Do contato direto com a arte, a cultura e a naturezaLorqueando: a literatura como vivência estética de si e do outro na educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PEREIRA, Marcelo de Andrade; ICLE, Gilberto  y  LULKIN, Sergio Andrés. Pedagogia da performance: da presença, do humor e do riso na prática pedagógica. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.335-340. ISSN 1984-7114.

Este texto ocupa-se em discutir a prática pedagógica como performance. Para tanto, articula os conceitos de ato estético, performance, corpo, presença, riso e humor. Ao tomar a performance como forma particular de uso do corpo, problematiza o estatuto do significado na contemporaneidade. Utilizam-se, por fim, as noções de humor e riso como possibilidade de transgressão e como forma de pensamento performatizado.

Palabras clave : Educação Estética; Performance; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )