SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Pedagogia da performance: da presença, do humor e do riso na prática pedagógicaRepresentações sociais sobre arte e ensino de arte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

BORGES, Fabricia Teixeira; VERSUTI, Andrea Cristina  y  PIOVESAN, Angélica de Fátima. Lorqueando: a literatura como vivência estética de si e do outro na educação a distância. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.341-349. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta um estudo sobre a construção identitária docente a partir da educação estética da literatura na Educação a Distância. Para tanto, analisamos o processo dialógico e estético de criação de um conjunto de videopoemas de Garcia Lorca por um professor (Dom). Neste processo, atentamos para as especificidades da cibercultura e da linguagem audiovisual e hipertextual consideradas pelo professor na construção estética de si e de que forma isto impacta tanto o aluno quanto o professor, favorecendo o encontro de ambos. No videopoema, o professor apresenta arte e também vira arte. Concluímos neste estudo que sua construção estética de si ocorre de forma sistematicamente organizada pelo contexto e pelas interações do ambiente virtual de aprendizagem - AVA - no qual está inserida. Compreendemos a identidade como um conjunto de posicionamentos organizados semioticamente como uma estética de si que se configura pela interação com o outro.

Palabras clave : Arte; Estética; Identidade; Docência; EaD.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )