SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Lorqueando: a literatura como vivência estética de si e do outro na educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SUBTI, Maria José; SEBBEN, Egon Eduardo  y  ROSSO, Ademir José. Representações sociais sobre arte e ensino de arte. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.350-361. ISSN 1984-7114.

A pesquisa objetivou apreender as representações sociais de dois grupos distintos sobre os sentidos atribuídos à arte, a relação arte e sociedade e o trabalho com arte na escola. Os grupos investigados compreendem 71 acadêmicos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Artes Visuais e 161 professores sem formação específica em arte, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios brasileiros. As informações foram coletadas por meio de questionário com questões abertas e as respostas processadas pela análise de conteúdo por meio do software ALCESTE. O conjunto de informações analisadas articula-se em torno de três representações sociais: pretexto, arte utilizada para; fruição, ligada aos sentidos e ao exercício da sensibilidade; conhecimento artístico, relacionado ao cotidiano e ao contexto social. O pretexto está ligado aos professores leigos, a fruição articula-se ao conteúdo das informações dos dois grupos e o conhecimento liga-se aos sujeitos inseridos no campo acadêmico, sendo que o último reforça a relevância da formação específica para definição dos conceitos e objetivos do ensino de arte na escola.

Palabras clave : Arte; Ensino de Arte; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )