SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Formação em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional: professores experientes e iniciantes de matemáticaO desenho artístico na formação do arquiteto: epistemologia da prática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FIGUERA GAZO, Pilar  y  TORRADO FONSECA, Mercedes. El contexto académico como factor diferenciador en la transición a la universidad. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.33-41. ISSN 1984-7114.

Os estudos sobre transição à universidade destacam a importância de analisar o processo de adaptação no primeiro ano a partir de estudos longitudinais contextualizados. Seguindo essa premissa, o artigo analisa, por um lado, a evolução e os resultados das pesquisas realizadas nos últimos anos sobre a transição à universidade dos estudantes no sistema universitário catalão e, especificamente, da Universidade de Barcelona; e por outro lado, apresenta a última pesquisa desenvolvida em dois âmbitos disciplinares distintos de Ciências Sociais: Administração e Direção de Empresas (ADE) e Pedagogia. Os resultados permitem contextualizar as dificuldades no processo de transição e a importância significativa da adaptação acadêmica no primeiro ano de estudos de maneira segmentada. Finalmente enfoca a necessidade de revisar as medidas de retenção estabelecidas na universidade, incluindo as ações de orientação, com a finalidade de otimizar a persistência dos estudantes.

Palabras clave : Estudantes Universitarios; Adaptação Acadêmica; Persistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )