SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Formação em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional: professores experientes e iniciantes de matemáticaO desenho artístico na formação do arquiteto: epistemologia da prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FIGUERA GAZO, Pilar  e  TORRADO FONSECA, Mercedes. El contexto académico como factor diferenciador en la transición a la universidad. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.33-41. ISSN 1984-7114.

Os estudos sobre transição à universidade destacam a importância de analisar o processo de adaptação no primeiro ano a partir de estudos longitudinais contextualizados. Seguindo essa premissa, o artigo analisa, por um lado, a evolução e os resultados das pesquisas realizadas nos últimos anos sobre a transição à universidade dos estudantes no sistema universitário catalão e, especificamente, da Universidade de Barcelona; e por outro lado, apresenta a última pesquisa desenvolvida em dois âmbitos disciplinares distintos de Ciências Sociais: Administração e Direção de Empresas (ADE) e Pedagogia. Os resultados permitem contextualizar as dificuldades no processo de transição e a importância significativa da adaptação acadêmica no primeiro ano de estudos de maneira segmentada. Finalmente enfoca a necessidade de revisar as medidas de retenção estabelecidas na universidade, incluindo as ações de orientação, com a finalidade de otimizar a persistência dos estudantes.

Palavras-chave : Estudantes Universitarios; Adaptação Acadêmica; Persistência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )