SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01El contexto académico como factor diferenciador en la transición a la universidadCotidiano na alfabetização: a tessitura de algumas lições índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FERRARO, Silvana Weihermann  y  BAIBICH, Tânia Maria. O desenho artístico na formação do arquiteto: epistemologia da prática. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.42-51. ISSN 1984-7114.

Este texto defende a premissa de que o desenho artístico, como conteúdo curricular do ensino de arquitetura, trabalhado em uma perspectiva didática, cuja epistemologia subjacente seja a construtivista e cuja ética da ação docente seja a da cooperação, favorece o desenvolvimento de capacidades e aptidões, indo em direção à ideia da formação integral, que harmoniza a cognição com a afetividade. Apresenta as várias dimensões do “saber desenhar” e demonstra, por meio de categorias, como a ação docente intervém no processo da construção do conhecimento do aluno, como sujeito cognoscente e artífice de suas estruturas mentais, transformando tanto seu cabedal de conhecimento quanto sua condição de conhecer.

Palabras clave : Desenho Artístico; Epistemologia da Prática do Desenho; Didática do Desenho no Ateliê de Projeto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )