SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01O desenho artístico na formação do arquiteto: epistemologia da práticaA fadiga das palavras e o espírito livre em Nietzsche índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. Cotidiano na alfabetização: a tessitura de algumas lições. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.52-60. ISSN 1984-7114.

Este artigo discute, a partir dos conceitos de diferença e diversidade, três situações vividas no cotidiano de uma turma de alfabetização em que se expressam as dificuldades de aceitação do outro como legítimo outro. O texto, ao distinguir diferença e diversidade, faz a opção conceitual pela segunda, apontando que este termo pode contribuir para tornar explícitos procedimentos de hierarquização cultural - estes produzidos em processos marcadamente históricos e tecidos em meio a jogos de relações de poder. O texto traz ainda a importância da escola como espaço privilegiado de narrativas e diálogos em que a diferença se explicita. A autora não se propõe a apresentar modelos de conduta, mas compartilha as lições aprendidas a partir das situações vividas.

Palabras clave : Cotidiano; Alfabetização; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )