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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

VIEIRA, Renata de Almeida. Formação pós-graduada e docência no ensino superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/ CAPES. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.94-101. ISSN 1984-7114.

O objetivo deste artigo, que corresponde a um recorte de uma pesquisa mais ampla, é apresentar um mapeamento das discussões acerca do Estágio de Docência veiculada pela Revista Brasileira de Pós- Graduação (RBPG), periódico vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). A escolha de tal periódico como fonte investigadora deve-se à sua vinculação com a CAPES, agência de fomento que, em 1999, instituiu o Estágio de Docência na graduação com vistas à preparação de mestrandos e doutorandos para atuar no magistério do Ensino Superior. A hipótese aventada para investigação é de que a CAPES, na condição de agência responsável pela prescrição do Estágio de Docência, tem importante papel na construção de sua legitimidade e que, entre outros meios, estaria desempenhando esse papel por meio da RBPG, periódico sob sua responsabilidade. Com a eleição da RBPG como fonte investigadora, realiza-se uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e interpretativo. Para o desenvolvimento da investigação, elege-se a seguinte questão-problematizadora: que discussões acerca do Estágio de Docência exigido pela CAPES têm sido publicadas na RBPG? Com vistas a apresentar um dos resultados da pesquisa empreendida, aborda-se a prescrição da CAPES a respeito do Estágio de Docência, bem como um histórico da Revista Brasileira de Pós-Graduação. E, ainda, é apresentado e discutido o estudo documental acerca das publicações veiculadas na RBPG sobre o tema. Por fim, com base nos resultados obtidos, sinaliza-se para a importância de mais estudos a respeito do Estágio de Docência, uma vez que tal iniciativa tem potencial para promover uma aprendizagem qualificada da docência no Ensino Superior, um dos temas de interesse da Pedagogia Universitária.

Palavras-chave : Aprendizagem Docente; Educação Superior; Pedagogia Universitária.

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