SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Currículo, a construção das identidades de gênero e a formação dos professoresO pragmatismo clássico americano e a filosofia da diferença: questões para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

HENNING, Paula Corrêa  e  GARRE, Bárbara Hees. Alguns discursos da pedagogia sob análise: ciência moderna e reduplicação do homem. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.110-119. ISSN 1984-7114.

O artigo busca problematizar alguns discursos de ciência muito potentes e que ganham força no cenário da Pedagogia a partir da década de 80. Analisamos duas obras recorrentes na formação do pedagogo, as quais tratam a Pedagogia como a ciência da educação. Utilizamos como campo teórico desse estudo especialmente Michel Foucault, colocando em discussão os efeitos produzidos por alguns ditos que atravessam, inventam e produzem esse campo de saber. Problematizamos o presente, entendendo que ele é produzido por alguns discursos que buscam a legitimação da Pedagogia como uma ciência humana. Nesse texto, abordamos alguns conceitos de Ciência Moderna que atravessam e constituem a Pedagogia como a ciência da educação; problematizamos os discursos de reduplicação do homem, os quais ganham força e produtividade nesse campo de saber, tornando-se a condição de possibilidade para que as ciências humanas emerjam como ciências. Provoca-se o leitor a pensar no nosso fazer docente, ao colocarmos em dúvida verdades que por muito tempo também nos habitaram.

Palavras-chave : Educação; Pedagogia; Ciências Humanas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )