SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue02Alguns discursos da pedagogia sob análise: ciência moderna e reduplicação do homemOs saberes da experiência e a sua influência na formação dos professores do curso de hotelaria da UFMA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

MOSTAFA, Solange Puntel. O pragmatismo clássico americano e a filosofia da diferença: questões para a educação. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.120-129. ISSN 1984-7114.

Desenvolve as ideias dos pragmatistas americanos clássicos como William James e John Dewey em seus conceitos principais de empirismo radical, experiência, experiência pura e educação, aproximando-as dos conceitos filosóficos pensados por Gilles Deleuze e Félix Guattari; tal aproximação permite demonstrar o plano estratigráfico da filosofia e a sua importância para o campo educacional.

Keywords : William James; John Dewey; Gilles Deleuze; Pragmatismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )