SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Alguns discursos da pedagogia sob análise: ciência moderna e reduplicação do homemOs saberes da experiência e a sua influência na formação dos professores do curso de hotelaria da UFMA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MOSTAFA, Solange Puntel. O pragmatismo clássico americano e a filosofia da diferença: questões para a educação. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.120-129. ISSN 1984-7114.

Desenvolve as ideias dos pragmatistas americanos clássicos como William James e John Dewey em seus conceitos principais de empirismo radical, experiência, experiência pura e educação, aproximando-as dos conceitos filosóficos pensados por Gilles Deleuze e Félix Guattari; tal aproximação permite demonstrar o plano estratigráfico da filosofia e a sua importância para o campo educacional.

Palabras clave : William James; John Dewey; Gilles Deleuze; Pragmatismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )