SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Alguns discursos da pedagogia sob análise: ciência moderna e reduplicação do homemOs saberes da experiência e a sua influência na formação dos professores do curso de hotelaria da UFMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MOSTAFA, Solange Puntel. O pragmatismo clássico americano e a filosofia da diferença: questões para a educação. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.120-129. ISSN 1984-7114.

Desenvolve as ideias dos pragmatistas americanos clássicos como William James e John Dewey em seus conceitos principais de empirismo radical, experiência, experiência pura e educação, aproximando-as dos conceitos filosóficos pensados por Gilles Deleuze e Félix Guattari; tal aproximação permite demonstrar o plano estratigráfico da filosofia e a sua importância para o campo educacional.

Palavras-chave : William James; John Dewey; Gilles Deleuze; Pragmatismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )