SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02O pragmatismo clássico americano e a filosofia da diferença: questões para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CORREIA, Jonilson Costa  e  MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Os saberes da experiência e a sua influência na formação dos professores do curso de hotelaria da UFMA. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.130-139. ISSN 1984-7114.

Este estudo se propõe a analisar a influência dos saberes da experiência na formação dos professores que atuam no Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para a análise e a discussão dos dados sobre os saberes e a formação de professores, contamos principalmente com as contribuições dos teóricos, tais como Paulo Freire (1996), Tardif (2002), Vázquez (1986) e Saviani (1996) Pimenta (2009), entre outros que nos permitiram compreender que os sabres docentes possuem origens distintas, dando-se por diversos meios e através da influência de muitos aspectos. Na construção do presente estudo, optamos pela abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A entrevista nos possibilitou garantir um clima favorável entre o pesquisado e o pesquisador, a fim de que os sujeitos se sentissem à vontade para se expressarem, o que também garantiu ao pesquisador a compreensão da dimensão humana do professor, isto é, perceber seus valores, suas atitudes, suas queixas, a relação com seus pares, seu referencial teórico e suas crenças. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes das disciplinas específicas e de formação geral e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA que cursam o oitavo e nono períodos. Podemos concluir que: o professor durante o exercício da docência busca referências na sua experiência como aluno; o professor jamais se forma sozinho; a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor; o prazer da profissão docente foi percebido como motivação na vida dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados, sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.

Palavras-chave : Hotelaria; Saberes; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )