SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Experiência, diálogo e indagação: a formação docente como experiência filosóficaVisualidade contemporânea e educação: interação de linguagens e leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MESQUITA, Amélia Maria Araújo  e  ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Práticas curriculares com elementos de inclusividade: uma análise a partir da cultura escolar. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.169-177. ISSN 1984-7114.

No contexto da educação inclusiva e da definição de parâmetros para definir uma prática que se caracterize como tal, este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre esses engessamentos e trazer outros elementos que nos possibilitem avançar nesse campo tão tenso e contraditório. Nesse sentido, as práticas curriculares inclusivas ganham uma dimensão substantiva, passando a ser denominadas práticas curriculares com elementos de inclusividade. Tais elementos, analisados à luz da categoria cultura escolar, trazem apontamentos interessantes para pensar a inclusão como elemento constituinte da escola sendo produzida gradualmente, rompendo com a ideia de que a inclusão é um modelo exemplar exterior à escola e que por esta deve ser alcançada. As análises trazidas são resultantes da pesquisa de campo em uma escola pública estadual localizada em Belém/PA e da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a prática curricular efetivamente inclusiva é aquela que possibilita ao aluno em situação de deficiência participar, produzir e se apropriar da cultura própria da escola.

Palavras-chave : Inclusão; Elementos de Inclusividade; Cultura Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )