SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Prácticas curriculare s con elementos de inclusividad: un análisis a partir de la cultura escolarAprendizaje de la docencia alfabetizadora: desafíos a la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PILLAR, Analice Dutra. Visualidade contemporânea e educação: interação de linguagens e leitura. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.178-185. ISSN 1984-7114.

O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.

Palabras clave : Ensino da Arte; Leitura; Desenhos Animados; Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )