SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue03Contemporary visuality and education: interaction of languages and readingO docente universitário como profissional pesquisador de sua própria prática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BOLZAN, Doris Pires Vargas  and  MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Aprendizagem da docência alfabetizadora: desafios à formação. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.178-185. ISSN 1984-7114.

Este trabalho apresenta reflexões sobre a formação docente no contexto da alfabetização. O recorte do estudo é decorrente de uma pesquisa sociocultural de cunho narrativo desenvolvida com professoras alfabetizadoras. A partir destas considerações, pretende-se destacar elementos envolvidos no processo de construção da prática alfabetizadora, bem como refletir sobre a formação docente nesse contexto educacional. Neste sentido, é possível compreender, a partir da atividade de pesquisa desenvolvida, que a aprendizagem docente alfabetizadora constitui-se na relação teórico-prática, tendo a reflexão e o trabalho compartilhados como aspectos fundamentais deste processo. A escola é entendida, portanto, como lugar de possibilidades em relação à formação docente, espaço no qual os professores podem se reconhecer e ser reconhecidos como produtores de conhecimento.

Keywords : Aprendizagem Docente; Docência Alfabetizadora; Formação Docente.

        · abstract in Spanish | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )