SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue03The evolution of learning: how to do this at universities?Time and learning. The model of Ratio Studiorum from the XVI to the XIX century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

LONGAREI, Andrea Maturano  and  SILVA, Jorge Luiz da. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e políticaResearch-development: a look at its conceptual and political constitution. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.214-225. ISSN 1984-7114.

O artigo enfatiza a pesquisa como prática reflexiva, crítica e transformadora da realidade social, discutindo algumas características teórico-metodológicas da pesquisa-ação, colaborativa, participante e coletiva, tendo em vista compreender a natureza formativa dos processos desencadeados por meio de cada uma delas. A análise documental, realizada a partir de textos de autores considerados referência em cada um dos tipos de pesquisa, bem como a análise do resultado de pesquisas de intervenção que se propuseram formar professores, revela que essas pesquisas anunciam formas particulares de agirem sobre a realidade e nela provocar transformações. Percebe-se a dimensão político-ideológica que caracteriza essas pesquisas para além de um processo descritivo e analítico dos contextos sociais. Contudo, alguns estudos recentes têm demonstrado que, em suas práticas, acabam sofrendo certos desvios, porque têm enraizadas paradigmas que se restringem a ações mais individuais e não mexem com as estruturas políticas, o que implicaria mudanças também nas relações de poder

Keywords : Research-Development; Intervention Research; Teacher Development.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )