SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03La evaluación del aprendizaje: cómo hacer esto en la universidad?Tiempo Y aprendizaje. EL modelo del Ratio Studiorum del siglo XVI al siglo XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LONGAREI, Andrea Maturano  y  SILVA, Jorge Luiz da. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e políticaResearch-development: a look at its conceptual and political constitution. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.214-225. ISSN 1984-7114.

O artigo enfatiza a pesquisa como prática reflexiva, crítica e transformadora da realidade social, discutindo algumas características teórico-metodológicas da pesquisa-ação, colaborativa, participante e coletiva, tendo em vista compreender a natureza formativa dos processos desencadeados por meio de cada uma delas. A análise documental, realizada a partir de textos de autores considerados referência em cada um dos tipos de pesquisa, bem como a análise do resultado de pesquisas de intervenção que se propuseram formar professores, revela que essas pesquisas anunciam formas particulares de agirem sobre a realidade e nela provocar transformações. Percebe-se a dimensão político-ideológica que caracteriza essas pesquisas para além de um processo descritivo e analítico dos contextos sociais. Contudo, alguns estudos recentes têm demonstrado que, em suas práticas, acabam sofrendo certos desvios, porque têm enraizadas paradigmas que se restringem a ações mais individuais e não mexem com as estruturas políticas, o que implicaria mudanças também nas relações de poder

Palabras clave : Research-Development; Intervention Research; Teacher Development.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )