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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PRUNERI, Fabio. Tempo e aprendizado. O modelo de Ratio Studiorum do século ao XVI ao XIX. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.226-237. ISSN 1984-7114.

A relação entre educação e tempo nos seus aspectos teóricos, metodológicos e históricos é um aspecto crucial da história do mundo ocidental. Em comparação com os estudos sociais econômicos e antropológicos que tentam capturar a importância do passar dos dias e das estações, o tempo permanece uma lacuna na histórica da educação. A falta de uma reflexão profunda sobre esse tópico é surpreendente. Eu examinei o conceito de tempo em relação à histórica da educação para explorar diferentes ideias de tempo que os educadores e os professores têm expressado por meio das fronteiras nacionais. Tentativas de padronizar a educação, a organização escolar e a agenda dos alunos surgiram ao longo dos séculos. Esses modelos atravessaram as fronteiras nacionais e, por causa de sua eficácia, eles têm atingido um alcance internacional. O caso mais interessante é aquele dos jesuítas. O propósito do Ratio Studiorum era organizar os dias escolares e os tempos de trabalho usando um cronograma muito acurado que mantivesse os alunos ocupados por todo o ano, de acordo com o calendário da Igreja. Este padrão efetivamente tornou-se um molde para a criação de colégios ao redor do mundo.

Palavras-chave : Tempo; Cronograma; Educação; Jesuíta.

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