SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Las percepciones de los maestros de educación infantil sobrere las limitaciones sistémicas impuestas a la enseñanza apre ndizajeAparición de artículos en periódicos científicos respecto a la formación continua de maestros de educación infantil para la actuación con niños con deficiências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ROBAYO, Adriana Pineda; VEIGA, Célia de Fátima Rosa da  y  FELICETTI, Vera Lucia. Da análise textual à compreensão de significados: formação de docentes da educação infantil na Colombia. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.29-43. ISSN 1984-7114.

RESUMO Atualmente, a Colômbia possui compromissos internacionais de cumprimento obrigatório da questão da atenção integral na educação infantil. Neste sentido, a proposta de pesquisa que inspira esta análise qualitativa objetiva reorientar a perspectiva pedagógica no marco da Política de Atenção Integral na Educação Infantil, de modo que responda à necessidade de articular e unificar critérios em torno a uma rota de formação integral do docente que seja coerente com as características e necessidades psicoafetivas das crianças. Este trabalho baseia-se em uma abordagem preliminar aos agentes educacionais de três diferentes regiões do país quanto à sua opinião pessoal sobre a pergunta: Como o programa de educação e desenvolvimento humano psicoafetivo Pisotón fortaleceu sua proposta pedagógica? Os resultados evidenciam a consolidação da categoria Inteligência Intrapessoal, a qual está relacionada com a capacidade do indivíduo de identificar-se internamente e, assim, obter uma percepção mais ampla de sua vida emocional, seus sentimentos e suas emoções, categorizálos e ordená-los para interpretar e orientar sua ação.

Palabras clave : Educação Infantil; Formação Docente; Inteligência Intrapessoal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )