SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Percepções de professore s da educação infantil sobre as limitações sistêmicas impostas ao ensino apre ndizagemOcorrência de artigos em periódicos científicos a respeito da formação continuada de professores de educação infantil para a atuação com crianças com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ROBAYO, Adriana Pineda; VEIGA, Célia de Fátima Rosa da  e  FELICETTI, Vera Lucia. Da análise textual à compreensão de significados: formação de docentes da educação infantil na Colombia. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.29-43. ISSN 1984-7114.

RESUMO Atualmente, a Colômbia possui compromissos internacionais de cumprimento obrigatório da questão da atenção integral na educação infantil. Neste sentido, a proposta de pesquisa que inspira esta análise qualitativa objetiva reorientar a perspectiva pedagógica no marco da Política de Atenção Integral na Educação Infantil, de modo que responda à necessidade de articular e unificar critérios em torno a uma rota de formação integral do docente que seja coerente com as características e necessidades psicoafetivas das crianças. Este trabalho baseia-se em uma abordagem preliminar aos agentes educacionais de três diferentes regiões do país quanto à sua opinião pessoal sobre a pergunta: Como o programa de educação e desenvolvimento humano psicoafetivo Pisotón fortaleceu sua proposta pedagógica? Os resultados evidenciam a consolidação da categoria Inteligência Intrapessoal, a qual está relacionada com a capacidade do indivíduo de identificar-se internamente e, assim, obter uma percepção mais ampla de sua vida emocional, seus sentimentos e suas emoções, categorizálos e ordená-los para interpretar e orientar sua ação.

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação Docente; Inteligência Intrapessoal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )