SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01La sociología de la infancia y la educación infantil: outra mirada hacia los niños y sus culturasCuerpo y movimiento: una mirada sobre prácticas docentes y calidad en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SPREA, Nélio Eduardo  y  GARANHANI, Marynelma Camargo. Culturas infantis e suas relações de interdependência com a cultura escolar. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.111-126. ISSN 1984-7114.

RESUMO Este texto é o recorte da revisão de estudos de uma pesquisa sobre a constituição das brincadeiras no recreio da escola. Nossa intenção ao publicá-lo é a de mobilizar reflexões sobre elementos das culturas infantis que se traduzem em brincadeiras nos espaços e tempos escolares. A universalidade das culturas infantis, assim como sua especificidade e seu dinamismo, foram tematizados com base em conceitos de autores do campo da sociologia da infância. Culturas da infância e cultura escolar foram compreendidas como instâncias interdependentes, revelando que o fluxo de influências sociodinâmicas entre elas não impede que as crianças sejam agentes de sua socialização.

Palabras clave : Culturas Infantis; Cultura Escolar; Brincadeira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )