SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01A sociologia da infância e a educação infantil: outro olhar para as crianças e suas culturas.Corpo e movimento: olhar sobre práticas docentes e qualidade na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SPREA, Nélio Eduardo  e  GARANHANI, Marynelma Camargo. Culturas infantis e suas relações de interdependência com a cultura escolar. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.111-126. ISSN 1984-7114.

RESUMO Este texto é o recorte da revisão de estudos de uma pesquisa sobre a constituição das brincadeiras no recreio da escola. Nossa intenção ao publicá-lo é a de mobilizar reflexões sobre elementos das culturas infantis que se traduzem em brincadeiras nos espaços e tempos escolares. A universalidade das culturas infantis, assim como sua especificidade e seu dinamismo, foram tematizados com base em conceitos de autores do campo da sociologia da infância. Culturas da infância e cultura escolar foram compreendidas como instâncias interdependentes, revelando que o fluxo de influências sociodinâmicas entre elas não impede que as crianças sejam agentes de sua socialização.

Palavras-chave : Culturas Infantis; Cultura Escolar; Brincadeira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )