SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Culturas infantis e suas relações de interdependência com a cultura escolarConvocações do corpo infantil no ensino-aprendizagem da matemática durante a escola nova índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. Corpo e movimento: olhar sobre práticas docentes e qualidade na educação infantil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.127-142. ISSN 1984-7114.

RESUMO Objetivou-se discutir as práticas pedagógicas referentes ao trato com o corpo e o movimento na Educação Infantil e a sua qualidade neste contexto. É um estudo de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico. A análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico a rede de significações. Os dados indicam que os professores reconhecem a importância do movimento e procuram desenvolvê-lo em suas práticas. No entanto, o concebem como conteúdo curricular a ser desenvolvido em tempos e espaços predefinidos, destituídos de totalidade. Percebe-se assim a necessidade de uma formação que garanta subsídios para que os professores possam construir práticas cotidianas de qualidade, fundamentadas em um olhar crítico sobre a criança e a sua corporeidade

Palavras-chave : Corpo Humano; Educação Motora; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )