SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Cuerpo y movimiento: una mirada sobre prácticas docentes y calidad en la educación infantilLas culturas de la infancia: uma mirada a partir del cine índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

TASCHETTO, Leonidas Roberto  y  DUARTE, Claudia Glavam. Convocações do corpo infantil no ensino-aprendizagem da matemática durante a escola nova. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.143-154. ISSN 1984-7114.

RESUMO O ensino da matemática escolar durante o período de transição da Escola Tradicional para a Escola Nova passa a solicitar do corpo infantil um novo modus operandi. De uma posição silenciada, contida, passiva, característica da pedagogia tradicional, o corpo infantil passa a ser investido desde outra lógica de disciplinamento, empregando-se técnicas mais dinâmicas, participativas, a fim de requisitá-lo ativamente no processo de ensino e de aprendizagem da matemática escolar. Assim, práticas bastante caras ao ensino da Matemática e vinculadas ao ensino tradicional, tais como repetir, decorar, memorizar, são reativadas e reconfiguradas, tornando-se solidárias a uma pedagogia que se autointitulava progressista. O material empírico que sustenta nossas análises provém da Revista do Ensino/RS, que circulou entre 1939 e 1992, porém nosso recorte situa-se entre 1939 e 1941, período este fortemente marcado pelos ideais da Escola Nova em que as novas teorias pedagógicas são experimentadas, discutidas e confrontadas com as práticas tradicionais.

Palabras clave : Corpo Infantil; Ensino e Aprendizagem da Matemática; Escola Nova.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )