SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Corpo e movimento: olhar sobre práticas docentes e qualidade na educação infantilAs culturas da infância: um olhar a partir do cinema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

TASCHETTO, Leonidas Roberto  e  DUARTE, Claudia Glavam. Convocações do corpo infantil no ensino-aprendizagem da matemática durante a escola nova. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.143-154. ISSN 1984-7114.

RESUMO O ensino da matemática escolar durante o período de transição da Escola Tradicional para a Escola Nova passa a solicitar do corpo infantil um novo modus operandi. De uma posição silenciada, contida, passiva, característica da pedagogia tradicional, o corpo infantil passa a ser investido desde outra lógica de disciplinamento, empregando-se técnicas mais dinâmicas, participativas, a fim de requisitá-lo ativamente no processo de ensino e de aprendizagem da matemática escolar. Assim, práticas bastante caras ao ensino da Matemática e vinculadas ao ensino tradicional, tais como repetir, decorar, memorizar, são reativadas e reconfiguradas, tornando-se solidárias a uma pedagogia que se autointitulava progressista. O material empírico que sustenta nossas análises provém da Revista do Ensino/RS, que circulou entre 1939 e 1992, porém nosso recorte situa-se entre 1939 e 1941, período este fortemente marcado pelos ideais da Escola Nova em que as novas teorias pedagógicas são experimentadas, discutidas e confrontadas com as práticas tradicionais.

Palavras-chave : Corpo Infantil; Ensino e Aprendizagem da Matemática; Escola Nova.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )