SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue01Cultures of childhood: a view from cinemaGender in early childhood education: differentiating boys and girls based on the meaning of external markers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PALUDO, Conceição  and  SILVEIRA, Dynara Martinez. Contribuições para a história da educação infantil do campo no BrasilContributions to the history of rural childhood education in BrazilContribuciones para la historia de la educación infantil del campo en Brasil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.170-185. ISSN 1984-7114.

Resumo Este artigo tem como objetivo contribuir com a historiografia da Educação Infantil do campo no Brasil. Para tanto, retomou-se a constituição da Educação Infantil até a sua emergência no campo, que foi grandemente impulsionada pelo movimento dos Movimentos Sociais do campo, notadamente o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, na luta pelo direito à Educação. Após o estudo bibliográfico realizado, conclui-se que a Educação Infantil do campo foi fortemente impulsionada pela Educação Infantil e pela Educação do campo; assim como pelo avanço do capitalismo, pelo alastramento da consciência do direito à educação e pelo esquecimento de efetivação a que foi submetida por parte da política pública. Conclui-se, também, que há um vínculo existente entre a Educação do campo, a Educação Infantil do campo e outra proposição de campo, como espaço/lugar de produção de vida

Keywords : Educação Infantil do Campo; Educação do Campo; Movimentos Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )