SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Las culturas de la infancia: uma mirada a partir del cineEl género en la educación infantil: diferenciando niños y niñas a partir de la significación de marcadores externos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PALUDO, Conceição  y  SILVEIRA, Dynara Martinez. Contribuições para a história da educação infantil do campo no BrasilContributions to the history of rural childhood education in BrazilContribuciones para la historia de la educación infantil del campo en Brasil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.170-185. ISSN 1984-7114.

Resumo Este artigo tem como objetivo contribuir com a historiografia da Educação Infantil do campo no Brasil. Para tanto, retomou-se a constituição da Educação Infantil até a sua emergência no campo, que foi grandemente impulsionada pelo movimento dos Movimentos Sociais do campo, notadamente o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, na luta pelo direito à Educação. Após o estudo bibliográfico realizado, conclui-se que a Educação Infantil do campo foi fortemente impulsionada pela Educação Infantil e pela Educação do campo; assim como pelo avanço do capitalismo, pelo alastramento da consciência do direito à educação e pelo esquecimento de efetivação a que foi submetida por parte da política pública. Conclui-se, também, que há um vínculo existente entre a Educação do campo, a Educação Infantil do campo e outra proposição de campo, como espaço/lugar de produção de vida

Palabras clave : Educação Infantil do Campo; Educação do Campo; Movimentos Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )