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Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
GARCIA, Juliana Lopes y TOSCANO, Carlos. El género en la educación infantil: diferenciando niños y niñas a partir de la significación de marcadores externos. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.186-202. ISSN 1984-7114.
Resumo Neste trabalho apresenta-se e discute-se parte dos dados obtidos em uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como emergem e como se caracterizam as questões relacionadas a gênero produzidas pelas crianças, nas suas interações ocorridas em sala de aula a partir de atividades livres propostas pela professora da turma. Apoiados na perspectiva histórico-cultural de Vigotski e nos estudos de Bakhtin e Voloshinov sobre a linguagem, concebe-se que os significados construídos sobre gênero são internalizados a partir das relações sociais mediadas por signos ideológicos. A pesquisa foi realizada em uma turma de Educação Infantil, pertencente à rede pública da cidade de Londrina/PR. Foram participantes dessa pesquisa vinte crianças de quatros anos. A metodologia envolveu quatorze observações e filmagens realizadas no cotidiano escolar, incluída a sala de aula, no período da tarde, e a produção de um diário de campo feito pela pesquisadora ao final de cada dia. Foram selecionadas para esse trabalho as análises de três situações. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: as questões de gênero emergem na educação infantil, no cotidiano da sala de aula, na relação entre as crianças mesmo sem um planejamento prévio; as crianças fazem distinção de gênero a partir da significação de marcadores externos.
Palabras clave : Educação; Gênero; Significações; Educación; Género; Significaciones.