SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Formação de professores: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

LOPEZ AGUILAR, David; DELGADO GARCIA, Manuel; LLANES ORDONEZ, Juan  e  FRANCHY HERNANDEZ, Roberto. Um estudo sobre as necessidades de formação na pesquisa e docência universitária dos alunos de doutorado durante a orientação. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.241-258. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p241-258.

O objetivo deste trabalho foi analisar as necessidades de investigação e de formação docente que os estudantes de doutoramento manifestam. Se uma das saídas profissionais destes estudantes é a docência universitária, será necessário desenvolver competências respeitantes a este âmbito profissional: a docência e a investigação. Por meio de uma metodologia mista, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a estudantes de doutorado no território espanhol para analisar: necessidades de formação em docência e investigação (1); necessidade de participação em projetos de investigação (2); e ajudas e apoios necessários durante o período de formação (3). Os resultados principais revelam que os estudantes desenvolvem competências para a investigação e com menor ênfase na docência. Assim, torna-se necessário estabelecer um modelo integral de formação nos programas de doutoramento para preparar e adequar os estudantes para a transição para o seu futuro profissional.

Palavras-chave : Necessidades de Formação; Desenvolvimento Profissional; Doutorandos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )