SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Formación de profesores: implicaciones pedagógicas de la teoría histórico culturalLas percepciones de estudiantes de profesorado y profesores de educación básica sobre libros y vídeos elaborados a partir de la Teoría Social Cognitiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

OLIVEIRA, Daniele Ramos de  y  GUIMARAES, Célia Maria. A dimensão lúdica desafia a prática docente no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.275-288. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p275-288.

Apresentam-se resultados de pesquisa que teve como um dos objetivos investigar as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Mediante a perspectiva do estudo de caso, efetua-se a análise de uma das dimensões emergidas do tratamento dos dados: o lúdico. Os documentos publicados pelo MEC propõem a reformulação da proposta pedagógica por parte das escolas e dos sistemas de ensino ao implantar o Ensino Fundamental de nove anos, atentando-se, no que diz respeito aos anos iniciais, para a importância da ludicidade, da consideração à infância e das diversas expressões. Os dados demonstram que o lúdico, ao mesmo tempo em que é reverenciado pelos professores, por outro lado, é concebido, equivocadamente, como estratégia/método de ensino, sendo também compreendido como pausa/descanso no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos ou ainda como instrumento de sedução para o estudo.

Palabras clave : Ensino Fundamental de 9 Anos; Trabalho Pedagógico; Lúdico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )