SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A dimensão lúdica desafia a prática docente no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anosContextos e agendas para a formação docente continuada: um estudo de caso longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

AZZI, Roberta Gurgel; GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; DANTAS, Marilda Aparecida  e  BENASSI, Marcos de Toledo. Percepções de licenciandos e professores da educação básica sobre livros e vídeos elaborados a partir da Teoria Social Cognitiva. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.289-305. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p289-305.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar material didático sobre a Teoria Social Cognitiva, elaborado especificamente para este estudo, organizado em livros e vídeos de curta duração sobre os temas abordados nos livros. Contou-se com a participação de licenciandos (estudantes de licenciaturas), professores e gestores de escolas públicas de educação básica. Estes participantes analisaram os materiais, respondendo a instrumentos e comentando o material didático sobre cada tema, além de discorrerem sobre a importância e a pertinência do aporte teórico e o potencial de contribuição para sua prática profissional. A coleta de dados junto aos participantes foi realizada presencialmente e a distância. Os resultados podem ser considerados positivos, visto que a maioria dos itens de avaliações obteve altos índices de aprovação. Sua realização abre importante interface para que as contribuições decorrentes da teoria em foco também possam chegar ao cenário educacional brasileiro de maneira mais significativa.

Palavras-chave : Formação Docente; Autoeficácia; Autorregulação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )