SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Perceptions of undergraduates and basic education teachers on books and videos prepared from the perspective of Social Cognitive TheoryResilience and Education: theoretical and practical contributions to teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  and  ESQUINSANI, Valdocir Antonio. Contextos e agendas para a formação docente continuada: um estudo de caso longitudinal. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.306-321. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p306-321.

O texto relata um estudo de caso descritivo com base longitudinal, que incidiu sobre os contextos e as agendas de formação docente continuada para professores da educação básica, sob o foco de uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, ao longo de 24 anos. Disposto a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental, o texto propõe uma análise acerca das tendências e dos contextos de formação continuada empenhadas historicamente nesta rede, entre 1989 a 2012. Como conclusão, é possível afirmar que houve - de acordo com o desenrolar de contextos históricos e conjunturais -a organização de agendas distintas para a formação docente continuada que, epistemologicamente, ora se apoiou em projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica, ora em ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.

Keywords : Formação Docente Continuada; Educação Básica; Estudo de Caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )