SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Contextos e agendas para a formação docente continuada: um estudo de caso longitudinalSocialização escolar, educação não escolar e (CON)formação de sujeitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

LETTNIN, Carla et al. Resiliência e Educação: aportes teórico-práticos para a docência. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.322-338. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p322-338.

O presente artigo objetivou analisar aspectos teórico-práticos da resiliência no âmbito educacional e, mais especificamente, na docência, visando reunir informações para o aprofundamento dos estudos sobre a temática do mal/bem-estar docente, bem como possibilitar apoio aos professores. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como fonte de dados os trabalhos publicados na CAPES e na ANPEd, no ano de 2009. Nossa análise apontou as seguintes categorias: Resiliência, adolescência e escola; Resiliência e saberes docentes; Resiliência e instituições de abrigo. Concluímos que a resiliência vem sendo entendida como a capacidade do sujeito de superação das adversidades de forma positiva. Portanto, ela se faz necessária no meio educacional, pois favorece a promoção da saúde mental e emocional do professor, possibilitando ao mesmo experienciar bem-estar na profissão, propiciando, assim, criar um ambiente de ensino favorável à aprendizagem de seus alunos.

Palavras-chave : Mal-Estar Docente; Resiliência; Bem-Estar Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )