SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Searching for fertile thingin through the act of writing: a task for pedagogic coordinators of basic educationMain research paradigms for the area of education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

NOZI, Gislaine Semcovici  and  VITALIANO, Célia Regina. Características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.367-383. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p367-383.

O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, as quais foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento é característica que compõe o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.

Keywords : Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais; Características Pessoais do Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )