Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
NOZI, Gislaine Semcovici y VITALIANO, Célia Regina. Características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.367-383. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p367-383.
O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, as quais foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento é característica que compõe o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.
Palabras clave : Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais; Características Pessoais do Professor.