SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2La búsqued a de la fecundidad de l pensamiento por medio de la escritura: una tarea para los coordinadores pedagógicos de la educación básicaPrincipales paradigmas de la investigación en educación realizada en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

NOZI, Gislaine Semcovici  y  VITALIANO, Célia Regina. Características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.367-383. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p367-383.

O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, as quais foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento é característica que compõe o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais; Características Pessoais do Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )