SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A busca da fecundidade do pensamento por meio da escrita: uma tarefa para coordenadores pedagógicos da educação básicaPrincipais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

NOZI, Gislaine Semcovici  e  VITALIANO, Célia Regina. Características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.367-383. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p367-383.

O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, as quais foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento é característica que compõe o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais; Características Pessoais do Professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )