SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Teacher's personal characteristics, which promote school inclusion of students with special educational needs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ALTMICKS, Alfons Heinrich. Principais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.384-397. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p384-397.

O presente artigo tem por objetivo traçar rudimentos sobre os principais eixos paradigmáticos utilizados na pesquisa brasileira em Educação, especificamente considerando as suas implicações metodológicas. O tom adotado foi propositadamente didático, por se entender ainda ser necessário circunscrever o discurso epistemológico ao rol dos saberes pertencentes ao manancial de recursos da Pedagogia e das Licenciaturas.

Keywords : Epistemologia; Metodologia; Paradigma; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )