SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Características personales profesor que favorecen la inclusión escolar de alumnos con necesidades educativas especiales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ALTMICKS, Alfons Heinrich. Principais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.384-397. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p384-397.

O presente artigo tem por objetivo traçar rudimentos sobre os principais eixos paradigmáticos utilizados na pesquisa brasileira em Educação, especificamente considerando as suas implicações metodológicas. O tom adotado foi propositadamente didático, por se entender ainda ser necessário circunscrever o discurso epistemológico ao rol dos saberes pertencentes ao manancial de recursos da Pedagogia e das Licenciaturas.

Palabras clave : Epistemologia; Metodologia; Paradigma; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )