SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ALTMICKS, Alfons Heinrich. Principais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.384-397. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p384-397.

O presente artigo tem por objetivo traçar rudimentos sobre os principais eixos paradigmáticos utilizados na pesquisa brasileira em Educação, especificamente considerando as suas implicações metodológicas. O tom adotado foi propositadamente didático, por se entender ainda ser necessário circunscrever o discurso epistemológico ao rol dos saberes pertencentes ao manancial de recursos da Pedagogia e das Licenciaturas.

Palavras-chave : Epistemologia; Metodologia; Paradigma; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )