SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Educação em Tempo Integral e Programa Mais Educação: aproximações e distanciamentos das regiões brasileiras em relação à meta prevista no projeto de lei no novo Plano Nacional de Educação (PN E)Novos olhares para as pedagogias de gênero na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

RAMOS, Flávia Brocchetto  y  PAIVA, Ana Paula Mathias de. A dimensão não verbal no livro literário para criança. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.425-447. ISSN 1984-7114.

O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença marcante da visualidade aliada ou não à palavra. Este o artigo apresenta alguns aspectos da história do livro infantil até chegar o livro infantil moderno, cuja materialidade e outros aspectos são apontados para discutir a dimensão visual de obras que são produzidas e circulam entre as crianças. Como objeto de estudo, tomaram-se obras selecionadas para a Educação Infantil pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE, 2014), a fim de realizar um estudo descritivo e exploratório. Objetiva-se com o artigo contribuir para pensar acerca da constituição desses objetos culturais e ainda difundir a prática da leitura como brincadeira. Por fim, são apresentadas estratégias possíveis de serem empregadas com crianças desse nível de ensino.

Palabras clave : Leitura; Infantil; Mediação; PNBE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )