SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue03A dimensão não verbal no livro literário para criançaAs narrativas na pesquisa em educação: questões que suscitam author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SILVA, Denise Regina Quaresma da  and  BERTUOL, Bruna. Novos olhares para as pedagogias de gênero na educação infantil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.448-463. ISSN 1984-7114.

Este artigo analisa as pedagogias de gênero presentes no cotidiano das escolas de educação infantil durante as brincadeiras. Nessa assertiva, lançamos nossos olhares objetivando observar a normalização dos corpos, o poder disciplinador e os discursos docentes vigentes a partir dos aportes teóricos advindos dos Estudos Culturais e de Gênero. Compondo a metodologia, realizamos um Grupo Focal com doze professoras de educação infantil da rede municipal de ensino em uma cidade da Serra Gaúcha/RS. A análise de conteúdo dos dados mostrou que as docentes apresentam dificuldades em saber lidar e falar sobre situações que envolvem sexualidade e identidades de gênero nas brincadeiras infantis. Concluímos que as práticas pedagógicas e as reflexões das docentes estão arroladas em padrões heteronormativos, e percebemos que suas condutas são fruto de uma cultura, de discursos sexistas que são reproduzidos no dia a dia, sem questionamentos. As docentes referem que sentem a necessidade de estarem mais preparadas para lidar com situações do cotidiano escolar infantil que envolvem as questões de gênero, por isso apontamos a formação de professores como essencial neste processo.

Keywords : Pedagogias de Gênero; Educação Infantil; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )