SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03As narrativas na pesquisa em educação: questões que suscitamFormação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental: necessidades formativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

STECANELA, Nilda  y  CASTILHOS, Mariana Selbach. Escola como objeto de problematização e seu entendimento dinâmico. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.479-494. ISSN 1984-7114.

Este texto apresenta uma reflexão sobre possíveis atravessamentos que o processo de democratização do acesso à escola promove nas culturas escolares. Foca atenção nas narrativas produzidas sobre as práticas docentes na tentativa de elucidar como a relação pedagógica vem se constituindo em vista aos padrões de comportamento social da juventude contemporânea. Foram considerados registros etnográficos combinados com entrevistas em profundidade realizadas com professores de uma escola privada de Caxias do Sul/RS. O suporte teórico considera as formulações de autores vinculados à sociologia e à história cultural. O trabalho de campo permite identificar leituras diferenciadas da realidade, em geral, associadas aos aspectos pessoais, ao tempo da docência e aos desafios dos contextos educativos e socioculturais da educação contemporânea.

Palabras clave : Mutação da Escola; Culturas Escolares; Juventude e Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )