SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue03Escola como objeto de problematização e seu entendimento dinâmicoA formação continuada de professores em serviço na perspectiva da abordagem ecológica do desenvolvimento humano author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

MENSLIN, Mônica Schüler  and  HOBOLD, Márcia de Souza. Formação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental: necessidades formativas. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.495-511. ISSN 1984-7114.

Este artigo corresponde a uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente e as contribuições da formação continuada, desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata de discussões sobre formação continuada como uma das vertentes (e não a única) para o desenvolvimento profissional e teve como objetivo conhecer as necessidades dos professores em relação à formação continuada. A abordagem que alicerçou a análise dos dados desta pesquisa é qualitativa, utilizando o questionário como instrumento para coleta de dados. Para a análise e a discussão dos dados, contou-se, principalmente, com as contribuições teóricas de Marcelo Garcia (1999; 2009), Formosinho (2009), Cochran-Smith & Lytle e Imbernón (2004, 2010). Os dados obtidos, juntamente aos professores, constituíram a categoria que será apresentada e discutida neste trabalho: necessidades formativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram para a necessidade de planejamento e desenvolvimento de ações compartilhadas de formação continuada, além do desenvolvimento de ações formativas em rede ou comunidades de aprendizagem. Os dados ainda possibilitaram a realização de algumas proposições para o aprimoramento das ações de formação continuada de professores dos anos finais.

Keywords : Formação Continuada de Professores; Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )