SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Escola como objeto de problematização e seu entendimento dinâmicoA formação continuada de professores em serviço na perspectiva da abordagem ecológica do desenvolvimento humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

MENSLIN, Mônica Schüler  y  HOBOLD, Márcia de Souza. Formação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental: necessidades formativas. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.495-511. ISSN 1984-7114.

Este artigo corresponde a uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente e as contribuições da formação continuada, desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata de discussões sobre formação continuada como uma das vertentes (e não a única) para o desenvolvimento profissional e teve como objetivo conhecer as necessidades dos professores em relação à formação continuada. A abordagem que alicerçou a análise dos dados desta pesquisa é qualitativa, utilizando o questionário como instrumento para coleta de dados. Para a análise e a discussão dos dados, contou-se, principalmente, com as contribuições teóricas de Marcelo Garcia (1999; 2009), Formosinho (2009), Cochran-Smith & Lytle e Imbernón (2004, 2010). Os dados obtidos, juntamente aos professores, constituíram a categoria que será apresentada e discutida neste trabalho: necessidades formativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram para a necessidade de planejamento e desenvolvimento de ações compartilhadas de formação continuada, além do desenvolvimento de ações formativas em rede ou comunidades de aprendizagem. Os dados ainda possibilitaram a realização de algumas proposições para o aprimoramento das ações de formação continuada de professores dos anos finais.

Palabras clave : Formação Continuada de Professores; Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )