SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Formação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental: necessidades formativasEnvio de cartas. Práticas educativas e criação em escrileituras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MACHADO, Juliana Aquino; YUNES, Maria Angela Mattar  e  SILVA, Gilberto Ferreira da. A formação continuada de professores em serviço na perspectiva da abordagem ecológica do desenvolvimento humano. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.512-526. ISSN 1984-7114.

O presente artigo, de caráter reflexivo, busca compreender a formação continuada de professores a partir da abordagem ecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Discute o profissional da formação continuada em serviço, no ambiente escolar e em outros contextos implicados no processo de desenvolvimento humano e de formação, dentre os quais se destaca a escola. Neste sentido, pensar a formação continuada realizada em serviço, levando em conta tais conceitos da perspectiva sistêmica, implica entender o espaço escolar não apenas como um espaço de participação, mas de múltiplas interações e de diálogos em constante construção que geram influências no processo de desenvolvimento humano. Conclui-se, portanto, que o olhar ecológico auxilia a implementar o alcance da formação continuada dos educadores em serviço, valorizando o profissional em formação tanto no seu contexto proximal como nos outros diferentes processos que emergem das interações cotidianas.

Palavras-chave : Formação Continuada de Professores; Abordagem Ecológica; Desenvolvimento Humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )