SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue03Envio de cartas. Práticas educativas e criação em escrileiturasEnsino superior tecnológico e identidade docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

FISS, Doris Maria Luzzardi  and  VIEIRA, Lucas Carboni. Juventudes na escola: vozes e significações docentes. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.542-568. ISSN 1984-7114.

Este artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.

Keywords : Cultura Juvenil; Currículo; Ação Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )