SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Juventudes na escola: vozes e significações docentesAs diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia: sentidos possíveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FOSSATTI, Paulo  y  TREVISAN, Suzana. Ensino superior tecnológico e identidade docente. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.569-585. ISSN 1984-7114.

O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura voltada para a construção da identidade docente dos professores brasileiros do Ensino Superior Tecnológico que não possuem formação específica voltada para a docência. Além da legislação brasileira, a pesquisa centra-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano, pela reflexão de Paulo Freire na construção crítica do conhecimento e pela problematização dos saberes docentes à luz de Tardif. Os achados da pesquisa sinalizam para a construção de uma identidade docente pautada na construção do conhecimento; na formação inicial e continuada do professor; na vivência dos saberes docentes defendidos por Tardif; no resgate histórico da Educação Profissional e das diretrizes para a Educação Superior Tecnológica brasileira.

Palabras clave : Identidade Docente; Saberes Docentes; Ensino Superior Tecnológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )